Cartão de visita
O cartão de visita é sem dúvidas o primeiro contato da pessoa com uma marca. É ali naquele momento que um cliente, potencial cliente, parceiro ou fornecedor irá começar a construir uma imagem sobre a empresa.
Como diz aquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica”. Ela pode ser definidora nas decisões futuras, na hora de fechar uma compra e no acerto de novos negócios. A primeira impressão, também, irá definir a boa vontade do outro de prestar atenção no que você está falando e se abrir para compreender os seus diferenciais. E convenhamos, no fim de toda a negociação, é isso que importa, certo?
Por isso saber como fazer um cartão de visita perfeito, que encante a todos os seus potenciais clientes é de extrema importância. Para lhe auxiliar na criação e fazer com que ela não se torne um bicho de sete cabeças, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.
Estrutura do seu cartão de visita
1 – Definição do texto
Ao fazer a criação do cartão de visita, leve em consideração a divisão e a disposição dos elementos visuais. A sobrecarga de informações pode prejudicar todo o trabalho.
- Insira apenas o essencial: nome, endereço, telefone e site são informações que não podem faltar
- Cuidado com os itens secundários: caso seja necessário inserir mais texto, pense em colocar o que é mais importante e preste muita atenção na distribuição deste texto
- Escolha uma boa fonte tipográfica: nunca se esqueça! O texto deve ser visível e legível. Por isso, a fonte deve ter um tamanho bom e que proporcione uma leitura agradável.
2- Seleção de imagens
Muitos clientes irão pedir para que você insira imagens no cartão de visita, mas é preciso que você explique que as imagens devem ser pensadas com cautela. Caso contrário, o cartão pode ficar poluído e passar a imagem de desorganização e acabar com a boa impressão de quem irá receber o material. Utilize apenas imagens que façam parte do negócio do seu cliente.
- Cores: verifique se a imagem selecionada não tem muitas cores, pois o efeito final pode ficar confuso.
- Resolução: Insira imagens com a resolução acima de 300dpis, para que na hora da impressão, as imagens fiquem com uma boa qualidade.
- Conversão: Converta as imagens em bitmap CMYK antes de fechar o arquivo. Pois caso as imagens estejam em RGB terão alteração de cor no resultado final.
3 – Cores
Ao escolher as cores do cartão de visita, pense que ela deve se encaixar no posicionamento que a marca deseja imprimir na mente das pessoas, evitando estranhamento e levando a identificação.
- Contraste cromático: use cores que contrastem bem, para não causar estranheza nas pessoas
- Paleta de cores CMYK: utilize apenas a paleta de cores CMYK para que na hora da impressão não tenha alteração de cor
- Logo: Opte por inserir uma cor diferente do logo da empresa no texto escrito. Isso Dra mais destaque ao logo.
- Plano de fundo: Os planos de fundo são ideais para causar um bom efeito visual e deixar o cartão mais chamativo.
4 – Escolha do papel
O papel é uma peça muito importante para criação do cartão de visita, pois a escolha incorreta do papel pode acabar com todo um trabalho. Por exemplo, caso você queira fazer o cartão de visita em PVC + Branco, todos os detalhes da arte que estiverem em branco, ficarão transparentes na impressão, podendo afetar o resultado sinal.
Pesquise sobre os papéis e suas gramaturas antes de fazer a criação da sua arte. Na Gráfica Cartões Mais Barato você pode escolher entre os seguintes papéis para fazer a criação da sua arte: Couchê, Metal Premium, PVC, PVC transparente, PVC Transparente + Branco, Reciclato e Supremo.
Fechamento de arquivo para impressão
Antes de enviar o arquivo do seu cartão de visita para a gráfica você deve prestar atenção em alguns detalhes para que não ocorra nenhum erro na impressão do material e em sua finalização.
- Baixe o gabarito disponível no site da gráfica para conferir as margens de segurança e de sangria.
- Converta todas as cores para CMYK.
- Cuide para que a soma de todos os canais de preto não ultrapassem 320%, pois a tonalidade preta acima desta porcentagem libera uma grande carga de tinta, fazendo com que a impressão borre ou então grude em outros papéis.
- Converta todas as fontes em curva.
Escolha uma boa gráfica online
Antes de escolher em qual gráfica fazer os cartões de visita do seu cliente é preciso pesquisar o mercado e verificar qual gráfica oferece o melhor custo/benefício. É necessário que você encontre o equilíbrio perfeito entre investimento, qualidade e um bom prazo de entrega do seu material.
Pensando em você, revendedor gráfico, apresento a Cartões Mais Barato. Um gráfica online muito bem conceituada no mercado e que oferece aos clientes os menores preços do mercado, com a maior variedade de materiais que são entregue aos clientes com extrema qualidade e com os menores prazos de produção. Trabalhamos com uma equipe de consultores completa para lhe atender da melhor forma e retirar todas as suas possíveis dúvidas. Quer conhecer um pouco mais no nosso trabalho? Basta clicar aqui!
Espero que tenha gostado do texto e qualquer dúvida ou sugestão nos deixe nos comentários.