Psicologia das cores: qual é a melhor forma de aplicar no seu material gráfico

Psicologia das cores

As cores vão muito além da beleza, elas são responsáveis por expressar desejos e influenciar em aspectos físicos, mentais e emocionais das pessoas. Embora cada um de nós responda a cor de uma forma particular, alguns sentimentos tendem a ser gerados por certas tonalidades.

Por este motivo a Cartões mais Barato separou algumas regrinhas, por meio da psicologia das cores, que você deve levar em consideração na hora de criar a arte do seu material gráfico.

 

Como as cores podem afetar nas vendas?

Reconhecimento da marca

As cores aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca e também influenciam diretamente na confiança do cliente.

Razão de compra

Para 85% dos consumidores, a cor é a principal razão de compra de um produto.

 Aspecto visual

93% das pessoas observam o aspecto visual antes de comprar.

 

O significado das cores emoções e sentimentos

Vermelho

O vermelho é a cor que ativa, apaixona e emociona. Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea e as batidas do coração. Incentiva ações e a confiança, fornecendo um sentido de proteção do medo e ansiedade.

Ideal para: Tecnologia, alimentação e transporte.

Azul

O azul representa calma, confiança e segurança. Sem contar que aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.

Ideal para: Saúde, tecnologia, energia, linhas aéreas e finanças.

Verde

O verde é uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representando estabilidade e possibilidade. Está associada à saúde e à tranquilidade. Representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Tem efeito calmante e alivia o stress.

Ideal para: Alimentação, natureza, imobiliária, energia, saúde e finanças.

Amarelo

A cor amarela é a mais brilhante e mais energizante entre as cores quentes: é feliz, acolhedora e estimulante. Torna as pessoas mais falantes. Estimula o otimismo e a esperança. Também ajuda a concentrar a atenção e estimular o intelecto.

Ideal para: Energia, alimentação, natureza e imobiliária.

Laranja

A cor laranja é equilibrada, vibrante e cheia de energia. Reflete calor, excitação e entusiasmo. É menos excitante do que o vermelho, mas agradavelmente estimulante.

Ideal para: Energia, alimentação, saúde e natureza.

Roxo

O roxo representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É uma cor muito calma e muitas vezes está relacionada à instituição e à espiritualidade. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade.

Ideal para: Alimentação, tecnologia, finanças, linhas aérea, saúde e vestuários.

Rosa

O rosa representa a diversão, delicadeza, romantismo, feminilidade e a inocência. Estimulam a energia e podem aumentar a pressão arterial, respiração, batimentos cardíacos e pulsação. A cor também incentiva a ação e a confiança.

Ideal para: Alimentação, artigos, femininos e vestuários.

Marrom

A cor marrom representa a masculinidade. Reflete o rural, a natureza, terra, simplicidade e o rústico.

Ideal para: Alimentação, energia, imobiliária, natureza, artigos masculinos e vestuários.

Branco

O branco representa a pureza, limpidez, sensibilidade, ingenuidade, nobreza e suavidade.

Ideal para: Linhas aéreas, tecnologia, saúde, natureza, vestuários e imobiliária.

Preto

A cor preta representa o poder e a sofisticação. Mostra o prestígio, o valor, a morte e atemporalidade.  Faz nos sentirmos discretos. É misterioso, evocando um sentimento de potencial e possibilidade.

Ideal para: tecnologia, alimentação, transporte, vestuário, advocacia e imobiliária.

 

Balanço de tons para ativar a emoção desejada

Conseguir um balanço de tons em sua arte é muito importante para ativar as emoções desejadas. É a chave principal para conseguir passar a mensagem proposta de maneira eficiente.

Por isso, é fundamental que além de escolher as cores principais, verificar quais outras cores garantem a harmonia no design. Não existe uma norma para isso, tudo depende da finalidade que você pretende atingir. Mas existem combinações eficientes que podem lhe ajudar na escolha correta.

Para isso usaremos o círculo cromático para visualizarmos os principais esquemas harmônicos.

 

Cores complementares

As cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas nas extremidades opostas. E quando comparadas, elas apresentam maior contrate entre si, por exemplo: amarelo e violeta.

 

Cores complementares divididas

As cores complementares divididas usam, uma cor principal e duas adjacentes como complementar. Essa harmonia tem bastante contraste, mas ele é mais “suave” do que a complementar direta.

 

Cores análogas

É uma combinação de três cores consecutivas (vizinhas) no círculo de cores. Como as cores têm a mesma base, essa é uma composição de pouco contraste.

 

Cores análogas mais uma complementar

Usa a combinação de três cores adjacentes mais uma complementar. A inclusão de mais uma cor dá mais contraste a combinação, quebrando o ritmo das cores análogas.

Cores análogas relacionadas

É a escolha de duas cores análogas, pulando a terceira cor e adicionando a próxima, da direita ou esquerda. Possui mais contraste que a análoga simples.

 

Cores intercaladas

Consiste em três cores intercaladas no círculo cromático. Um esquema com bom contraste, mas é uma composição por vezes um pouco mais difícil de lidar.

 

Cores triádicas

Utilização de três cores com a mesma distancia no círculo. Possui alto contraste com riqueza de cores.

 

Cores tetrádicas

Utilização de dois pares de cores complementares. Uma combinação com bastante contraste e que possibilita inúmeras variações.

 

Cores em quadrado

É semelhante ao esquema tetrádico, mas com cores equidistantes formando um quadrado dentro do circulo cromático.

 

Cores monocromáticas

Utiliza somente uma cor, mudando apenas a saturação e o brilho. Pode criar um efeito degradê.

Conclusão

Criar um material gráfico com as cores corretas possibilita além de algo agradável aos olhos uma eficiência na hora de transmitir a mensagem para um cliente. Por isso a psicologia das cores é tão importante e saber como ela funciona é fundamental.

Mas não se prenda a nenhuma receita de bolo. Use sempre a sua criatividade e o seu senso crítico para criar coisas incríveis com as cores.

Se você gostou deixe o seu comentário. Para impressão de materiais gráficos de qualidade conte com a Cartões Mais Barato. Clique aqui para conhecer os nossos produtos! 😉

 

Psicologia das cores: qual é a melhor forma de aplicar no seu material gráfico
3.8 (75%) 4 votes

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado