Flyer, folder ou panfleto: qual a diferença e como usá-los?

Panfleto, folder ou flyer? Se você também fica um pouco confuso ao ter que explicar para seus clientes a diferença entre esses impressos, não se desespere: isso é mais comum do que você imagina!

Então, para te ajudar a solucionar de uma vez por todas esse problema, neste post você vai ver que panfleto, flyer e folder não são tão diferentes assim. Na verdade, a diferença fica mesmo nos detalhes.

Mas afinal… Qual a diferença entre flyers, folders e panfletos?

 

Panfleto

panfletos-promocionais

Acredite ou não, o termo panfleto nasceu de um poema de amor! 😮

Isso mesmo. Na Idade Média, por volta do século XII, o poema “Pamphilus Seu De Amore”, escrito em latim, ficou muito conhecido e começou a circular por toda Inglaterra. A difusão desse poema foi tão grande que ele foi traduzido para o inglês “Phamphlet”, e após quase dois séculos – em XIV – todos os impressos que não tinham o imenso tamanho de um livro manuscrito começaram a ser chamados de “Phamphlet”.

Traduzindo para o português, “Phamphlet” significa folheto. Isso quer dizer que, se a tradução é folheto, um panfleto e um folheto são a mesma coisa? A resposta é SIM!

O que é panfleto?

Este impresso normalmente é mais simples, com impressão em papéis comuns e menos sofisticados, como o papel sulfite, por exemplo, inclusive com gramaturas menores e não raro são produzidos em “preto e branco”. Suas grandes vantagens são a economia e a impressão em altas tiragens.

Aqui no Brasil é comum vermos pelas ruas a famosa “panfletagem”, normalmente realizada em semáforos, entradas de shoppings e parques. Empresas que apostam na divulgação por meio de panfletagem normalmente o fazem devido ao baixo custo e à alta efetividade dessa ação promocional.

Então, se a sua intenção é divulgar uma marca ou um produto/serviço em específico, ou transmitir qualquer outra informação para seu público, utilizar panfletos/folhetos é uma ótima pedida!

 

Flyer

flyers-promocionais

Os flyers são uma espécie de evolução dos panfletos e também são utilizados para divulgação impressa em grande quantidade. Traduzido do inglês, flyer quer dizer “voador”, e como o nome já diz, é realmente essa a intenção: fazer uma mensagem (normalmente publicitária) “voar” e ser vista por um grande número de pessoas em pouco tempo!

Os flyers, que surgiram com o avanço da tecnologia em impressão gráfica, são impressos em papéis mais elaborados, como o couchê, com gramaturas maiores e coberturas/acabamentos que tornam o produto mais refinado.

 

Folder

folders-promocionais

Folder é uma palavra inglesa com significado “pasta”, que por sua vez é derivada de “fold”, que corresponde a “dobra”. Um folder é, portanto, um panfleto com dobra!

O folder é ainda mais sofisticado que um panfleto ou um flyer, até mesmo porque os papéis, coberturas e acabamentos disponíveis para esse material são naturalmente mais elaborados, garantindo que o impresso se diferencie por sua elegância, proporcionando ainda mais qualidade e destaque para a empresa ou profissional que os utiliza.

Como e onde distribuir os folders?

Geralmente os folders são distribuídos a clientes em potencial, no momento da entrega de um orçamento, ao visitar um cliente ou ainda na participação de feiras e eventos corporativos em que os detalhes do impresso fazem toda a diferença!

Outra dica é que o folder normalmente possui mais informações do que o panfleto, afinal o espaço é maior e as dobras permitem que o impresso seja divido em partes separando as informações.

 

Dica bônus: Filipetas!

Você sabe o que é uma filipeta?

A filipeta também é um impresso promocional, entretanto esse produto tem algumas particularidades: geralmente o formato é vertical (esse é o grande diferencial), e da mesma forma que folhetos e flyers, possui somente uma folha e sem dobras.

Geralmente as filipetas são produzidas como “informativos” para serem entregues ao público de teatro, festas e eventos, informando sobre a programação de uma peça, um filme, um show, uma campanha, entre outros eventos culturais. Além disso, podem acompanhar produtos, informando sobre instruções de uso, garantias e informações adicionais.

Se você gostou das nossas dicas, fique sabendo que aqui na Cartões Mais Barato você produz folders, flyers, panfletos, filipetas e muitos outros impressos promocionais com altíssima qualidade de impressão e preços especiais. Clique AQUI e saiba mais!

 

Flyer, folder ou panfleto: qual a diferença e como usá-los?
5 (100%) 2 votes

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

  • ADOREI A EXPLICAÇAO MUITO ÚTIL POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO NA FACULDADE SOBRE FOLDER E TINHA MUITAS DÚVIDAS SOBRE ESSE TIPO DE IMPRESSO. TODO MUNDO JÁ TEVE CONTATO COM CADA UM DOS TIPOS DE IMPRESSOS APRESENTADOS MAS NÃO SABE MUITO BEM A DIFERENÇA ENTRE ELES. MUITO OBRIGADA! PARABÉNS!